sexta-feira, 8 de maio de 2009

GRUPO 5 - SAIS NO COTIDIANO

Sais no cotidiano

Sais:
De acordo com Arrhenius, sal é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, produzindo pelo menos um cátion diferente do H+ e pelo menos um ânion diferente do OH-.
Suas características são:
- SABOR SALGADO: exemplo típico é o cloreto de sódio empregado para temperar alimentos
- ESTADO FÍSICO: os sais geralmente se apresentam no estado sólido cristalino e apresentam temperaturas de fusão e ebulição elevadas.
SOLUBILIDADE EM ÁGUA: existe uma quantidade muito grande de sais, alguns solúveis em água, outros não.

Sulfato de Ferro
Formula molecular: FeSo4
O sulfato de ferro e encontrado em medicamentos para combater anemia, suplemento nutricional, Corantes, em alguns alimentos como o fígado de boi, açaí e flocos de cereais.











figado de boi rico em sulfato de ferro
Carbonato de cálcio
Formula molecular: CaCO3
É utilizada para reduzir a acidez do solo para a agricultura.. Fabricação de (CO2) e cal viva (CaO), a partir da qual se obtém cal hidratada (Ca(OH)2: O carbonato de cálcio é encontrado no mármore, na casca do ovo, nas pérolas, e calcário. Por sua capacidade abrasiva é como redutor de acidez do solo.
E utilizado e componente de cremes dentais, e matéria prima para a obtenção de cal viva que pode ser usado em pintura e argamassa,









Fluoreto de sódio
Formula molecular: NaF

É um dos componentes dos cremes dentais, inseticidas, no tratamento de água potável,











Bicarbonato de Sódio
Formula molecular: NaHCO 3
É componente da formula de medicamentos que atuam como antiácidos estomacais, fermento para fabricação de pães, bolos e etc.Usado na fabricação de extintores de incêndio (extintores de espuma), em produtos de limpeza e creme dental













Nitrato de prata
Formula molecular: AgNO 3
É um composto que e usado em fotografia convencional, na fabricação de vidros e espelhos, como germicida, em tintas capilares, anti-sépticos. Também estão presente na formula de alguns remédios.









Nenhum comentário:

Postar um comentário