quarta-feira, 13 de maio de 2009

GRUPO 3 - SAIS

1. SAIS

Os sais são também muito comuns em nosso cotidiano: o sal comum NaCl (cloreto de sódio), está presente em nossa alimentação, na conservação de alimentos(carne-seca, bacalhau e outros),o bicarbonato de sódio, NaHCO3, é usado como antiácido e também no preparo de bolos e biscoitos; o sulfato de sódio Na2SO4 e o sulfato de magnésio, MgSO4 (sal amargo), são usados como purgante; gesso usado em ortorpedia ou em construção é o sulfato de cálcio hidratado, 2 CaSO4 . H2O; e assim por diante.

Os sais também são muito usados nas Indústrias químicas. O sal comum NaCl é muito usado na fabricação de soda caustica (Na OH), do gás hidrogênio (H2) e do gás cloro (Cl2). Outro exemplo importante é do calcário (Ca CO3) usado na fabricação da cal (CaO), do vidro do cimento, como fundente em indústrias metalúrgicas etc.

IMPERIO DO SAL

Os chineses foram os primeiros a encarar a produção de sal como um negócio de grandes proporções. Desde o século IX a C, eles obtinham cristais de sal fervendo água do mar em vasilhas de barro. Esta técnica se espalharia pelo mundo ocidental e, um milênio depois, no Império Romano, ainda seria a mais disseminada. Quando o mar estava longe, o jeito era cavar a terra em busca do sal. Foi o que os celtas, os inventores da mineração de sal-gema. Segundo os registros arqueológicos, procuravam sal sob o solo já em 1300 a.C.
O sal logo virou alvo de cobiça dos governantes, que passaram a tributar seu comércio e rodução, e arrecadar grandes somas de dinheiro com isso. Em várias civilizações, a extração de sal era monopólio estatal.

Da mesma forma que deveria estar disponível para o cidadão comum, o sal era imprescindível para os legionários romanos, que conquistavam e mantinham o gigantesco império. Tanto que os soldados chegavam a ser pagos em sal, de onde vêm as palavras “salário”, soldo (pagamento em sal) e “soldado” (aquele que recebeu o pagamento em sal).

1.1 CONCEITUAÇÃO DOS SAIS

Do ponto de vista prático, podemos dizer que:
Sais são compostos formados juntamente com água na reação de um ácido com base de Arrhenius.
Do ponto de vista teórico, dizemos que:
Sais são compostos iônicos que possuem, pelo menos, um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-.

1.2 NOMENCLATURA DOS SAIS
A família dos sais é muito grande e bastante diversificada mas podemos dividir sua nomenclatura em 6 grupos:

1.2.1 Sal Neutro
É todo sal que não possui hidrogênio na fórmula (não forma, portanto, o cátion H3O¹+ ) e também não possui o ânion hidróxido, OH¹-.
Exemplo:
Ca3 (PO4) Fosfato de cálcio

1.2.2 Sal Ácido
São sais que apresentam hidrogênios ionizáveis em suas estruturas. Por Exemplo:
Na HCO3 Carbonato monossódio

1.2.3 Sal Básico
È todo sal que possui o ânion OH¹- na fórmula e não possui hidrogênio ionizável (que venha dar origem ao cátion H3O¹+)
Exemplo:
MG (OH)Cl Carbonato monossódio

1.2.4 Sal duplo ou Misto
São sais derivados de dois ácidos (ou duas bases) diferentes. Por exemplo:
NaKSO4 Sulfato duplo de sódio e potássio ou Sulfato de sódio e potássio
Observação: A palavra duplo é opcional .

1.2.5 Sal Hidratado
É o sal que possui moléculas de água integradas ao seu arranjo cristalino.As moléculas de água encontram-se em uma proporção determinada em relação a uma fórmula do sal. A essa proporção da-se o nome de grau de hidratação. O grau de hidratação é indicado na fórmula do sal por um ponto de multiplicação
. Exemplo:
CaCl2 . 2 H2O Cloreto de cálcio dihidratado

1.2.6 Alúmen
São sulfatos duplos quanto ao cátion, sendo um cátion monovalente e um trivalente, cristalizados com 24 moléculas de H2O.
Exemplo:
Na2SO4Bi(SO4)3 . 24 H2O Alúmen de potássio

O alúmen de potássio é conhecido também por alúmen comum ou pedra-ume, que age como coagulante em pequenos cortes.


Substâncias complexas são muito importantes na manutenção da vida. Basta dizer que, em nosso sangue, existe a hemoglobina, que é um complexo de ferro com ligantes de estruturas complicadas. O mesmo acontece com a clorofila dos vegetais, que é um complexo do magnésio.
A água já foi mencionada, acima, como água de cristalização em muitos sais. Em muitos casos a água funciona na verdade, como um ligante, formando-se então um sal complexo.

REFERÊNCIA:
FELTRE,Ricardo Componente curricular (p. 207) Química volume 1, 6ª edição, Editora Moderna São Paulo,2004 REIS, Martha Química Integral (p. 153) volume único, São Paulo FTD,1993

INTEGRANTES DO GRUPO :

Marcos Alexandre Gonçalves
Blaudemir Pires
Vinicius Camusssi
Ezequiel Kavalkievicz
Beraldo Zeni Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário