sexta-feira, 22 de maio de 2009

WEBQUEST - FUNÇÕES INORGÂNICAS


Introdução


Olá Alunos! Nesse segundo bimestre estaremos desenvolvendo um trabalho sobre as Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos, onde veremos os conceitos de cada função, sua nomenclatura e aplicação no cotidiano. Você é o responsável pela abrangência e pela clareza dos conteúdos! Espero que façam um bom trabalho!!! Juntos conseguiremos bons resultados.
Prof. Neusa Nogueira Fialho


Tarefa
A tarefa que vocês terão que cumprir constitui de um trabalho de pesquisa escrita sobre o tema determinado para cada equipe, relacionado às funções inorgânicas e uma apresentação para os demais alunos, em sala de aula.


Processo
- Formem equipes de no máximo 5 alunos.
- Inscrevam-se nos grupos, conforme representação temática abaixo:
Grupo 1- ÁCIDOS: conceito, nomenclatura, exemplos de fórmulas e aplicações no cotidiano. COMPONENTES: Daysiele Dias de Meira , Ronaldo Adriano Alves , Michael Alan Dos Santos , Juliana Santos , Adriano Da Rocha Baggio .









Grupo 2 – BASES: conceito, nomenclatura, exemplos de fórmulas e aplicações no cotidiano. COMPONENTES: Everton Gonçalves Cardoso, Anderson Rodrigo Ramos, Wesley Moreira Vidal , Celso Carlos, Carlos Felipe Dias .


Grupo 3 – SAIS: explicação segundo Arrhenius e nomenclatura.




Grupo 4 – OBTENÇÃO DE SAIS: neutralização total, neutralização parcial e exemplos.


Grupo 5 - Apresentar pelo menos cinco sais, com seus devidos nomes e fórmulas e sua aplicabilidade no cotidiano.



Grupo 6 - ÓXIDOS: Explicação de Arrhenius e nomenclatura.
COMPONENTES: Gilson Ivanowski , Janislei Da Silva , Jefferson Ribas Bianchini , Christian Stickling , Marcelo Ferreira Mendes.

Grupo 7 - CLASSIFICAÇÃO DOS ÓXIDOS: óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, peróxidos e exemplos de formação de cada um.



Grupo 8 - Explicaçao de pelo menos 5 óxidos, com suas devidas fórmulas e nomes, bem como sua aplicabilidade no cotidiano.



Grupo 9 - CHUVA ÁCIDA: formação da chuva ácida; prejuízos; tipos de chuva ácida.
COMPONENTES:Arlei Paulo Tiel, David Santana Venancio, Marco Antonio Pivovarski, Diego José Gonçalves, Leandro Moreira Faria.

- Em seguida, distribuam o papel, a pesquisa ou a parte de cada elemento da equipe.
- Organizem-se com relação à entrega de um material impresso para ser avaliado, representando o grupo sobre o tema escolhido.
- Preparem uma forma de apresentar para a turma o tema escolhido, através de apresentações em power point, vídeos, softwares, etc.
- Tempo para apresentação de até 10 minutos.
- AS APRESENTAÇÕES DEVERÃO ACONTECER, IMPRETERIVELMENTE, NA SEQUÊNCIA QUE SEGUE A COLOCAÇÃO DOS GRUPOS, VISANDO MELHOR ENTENDIMENTO DOS DEMAIS; PORTANTO AS EQUIPES DEVERÃO ESTAR PREPARADAS NA ORDEM SEQUENCIAL DOS GRUPOS, POIS A EQUIPE QUE NÃO ESTIVER PREPARADA DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA, PERDE A NOTA AVALIATIVA DA APRESENTAÇÃO, FICANDO APENAS COM A NOTA DA PARTE ESCRITA. - TODOS OS GRUPOS DEVEM TER ALUNOS INSCRITOS. - PRAZO FINAL DE INSCRIÇÃO: 30/04/2009. - INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES: 05/05/2009.

Fontes de informação
Como fonte de informação os alunos podem pesquisar, além da apostila preparada para o bimestre, os sites abaixo:
http://www.fisica.net/quimica/resumo10.htm
http://www.fisica.net/quimica/resumo11.htm
http://www.fisica.net/quimica/resumo12.htm
http://www.fisica.net/quimica/resumo11.htm
http://jmacedoc.sites.uol.com.br/chuvaacida.htm http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/chuva_acida.htm

Avaliação
A avaliação será da seguinte forma:
- Trabalho escrito (1 por equipe) – 2,0
- Apresentação em sala de aula para a turma: 3,0

Observações: é imprescindível a participação de todos, pois ao final da apresentação deixarei livre para que a equipe se manifeste caso algum aluno não tenha contribuído e nem colaborado com o processo, ou seja, a equipe define se todos recebem a mesma nota a ser atribuída aos membros da equipe.

Conclusão
Nosso objetivo aqui foi levar os alunos a pesquisar e entender as funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos, tão presentes em nosso dia-a-dia. As funções inorgânicas encontram-se presentes em nosso cotidiano, portanto conhecê-las é de grande importância, agregando conhecimentos futuros, necessários à prática na engenharia de produção, pois em determinados momentos poderão estar sujeitos à utilização desses conhecimentos em seu ambiente de trabalho.

Créditos
As imagens foram retiradas dos sites: http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/chuva_acida.htm http://jmacedoc.sites.uol.com.br/chuvaacida.htm
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/refrigerante-lata_2.html http://www.fotosearch.com.br/clipart/sal_2.html

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